ATIVIDADE 2 – BEDU – PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO – 53_2024
QUESTÃO 1
Você é treinador de uma equipe de natação sub-17. Nos treinos, você consegue notar os diferentes tipos de motivações que os/as atletas possuem para dedicarem grande parte das horas da semana para o treinamento esportivo.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Uma aluna em especial chamou sua atenção. Em todos os treinamentos seu irmão mais velho está presente. Ele acompanha, busca incentivar, mas quer que a irmã continue na modalidade porque ele também é atleta de natação. No final de um treino você parou para conversar com a aluna e ela relata que não para de treinar porque não quer deixar o irmão triste.
Neste sentido, qual classificação de motivação essa aluna apresenta?
Alternativas
Alternativa 1 – Motivação Extrínseca de Regulação Externa.
Alternativa 2 – Motivação Extrínseca de Regulação Introjetada.
Alternativa 3 – Motivação Extrínseca de Regulação Identificada.
Alternativa 4 – Motivação Extrínseca de Regulação Integrada.
Alternativa 5 – Motivação Extrínseca de Regulação Interna.
QUESTÃO 2
Entre as teorias que discutem a liderança no contexto esportivo o Modelo de Liderança no Esporte de Chelladurai é um dos que melhor representa a compreensão deste processo que envolve 5 grandes dimensões: Comportamento Treino-Instrução, Comportamento de Suporte Social, Comportamento de Feedback Positivo (Reforço), Comportamento Autocrático e o Comportamento Democrático.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Assinale a alternativa correta quanto à dimensão Comportamento de Reforço:
Alternativas
Alternativa 1 – É o comportamento do técnico que visa apenas a melhora do desempenho técnico e das habilidades esportivas dos atletas.
Alternativa 2 – É o comportamento do técnico quando se preocupa com o bem-estar dos atletas fora do contexto esportivo.
Alternativa 3 – É o comportamento de feedback positivo que o técnico realiza, elogiando e recompensando os atletas por um comportamento positivo.
Alternativa 4 – É o comportamento do técnico que visa dividir com os atletas as decisões acerca de estratégias que serão traçadas.
Alternativa 5 – É o comportamento do técnico que visa tomar as decisões sem levar em consideração a opinião dos atletas.
QUESTÃO 3
Algumas características psicológicas são mais constantes, por exemplo a personalidade. Mas há algumas características que variam de acordo com o momento e a situação envolvida. Entre estas variáveis estão o humor, a ansiedade e os sintomas de estresse, que são dependentes da estrutura psicológica do indivíduo.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre o humor, considere V para verdadeiro e F para falso:
( ) O humor pode ser caracterizado como a variável que reflete tanto os estados emocionais quanto os corporais e comportamentais do atleta.
( ) Avaliar o humor dos atletas pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada no contexto esportivo durante o processo de intervenção psicológica.
( ) A variação ou a estabilidade do humor estão diretamente relacionados com as experiências e vivências da pessoa.
( ) As alterações de humor estão ligadas apenas a fatores internos do indivíduo.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V e F.
Alternativa 2 – V, F, V e F.
Alternativa 3 – V, V, V e V.
Alternativa 4 – F, F, V e F.
Alternativa 5 – F V, V e F.
QUESTÃO 4
Um dos fatores presentes no contexto esportivo é a ocorrência de lesões. Algumas são bem características de esportes específicos, mas é praticamente impossível um atleta passar a carreira toda sem algum tipo de lesão. Há lesões mais simples e há lesões mais sérias que exigem um período maior de recuperação e até mesmo intervenções cirúrgicas, o que afeta não apenas a questão física mas também outros componentes como o fator psicológico.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Assinale a alternativa correta quanto aos outros fatores da lesão no esporte:
Alternativas
Alternativa 1 – Além das questões físicas, o atleta lesionado precisa lidar com as dificuldades sociais e psicológicas da lesão, tendo em vista a necessidade de pausa na prática, além da necessidade de manter o foco na recuperação.
Alternativa 2 – Apesar do período de lesão ser um momento difícil, os atletas conseguem não levar em consideração a avaliação da torcida sobre sua lesão.
Alternativa 3 – Enquanto lesionado o atleta tem a capacidade de abstração acerca da dor, ou seja, só pensa no sucesso sem se preocupar com a lesão.
Alternativa 4 – Um atleta lesionado precisa ter consciência de que sua lesão pode ter sido consequência de seus pensamentos ruins.
Alternativa 5 – Manter o foco na recuperação e no sucesso faz com que todo atleta lesionado volte a competir em alto nível.
QUESTÃO 5
A Psicanálise Freudiana é uma das teorias mais conhecidas por não psicólogos, principalmente pela capacidade de explicar o desenvolvimento da personalidade. No entanto, há diferentes formas de pensar a personalidade, como por exemplo o Modelo Big 5 que ao invés de discutir etapas de desenvolvimento descreve 5 traços específicos: Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura para Experiências.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre o traço de personalidade Conscienciosidade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Pessoas com este traço tem como ponto alto a característica de perfeccionismo, são confiáveis, organizadas e comprometidas com seus relacionamentos.
Alternativa 2 – Conscienciosidade significa sempre respeitar as ideias das outras pessoas, altruísta.
Alternativa 3 – São pessoas expansivas e com baixo foco nas atividades do dia a dia.
Alternativa 4 – Conscienciosidade leva a pessoa a ser mais calma e insegura.
Alternativa 5 – Pessoas com este traço de personalidade tendem a se tornar atletas profissionais.
QUESTÃO 6
A moralidade é uma preocupação presente desde os filósofos gregos, passando pelos filósofos modernos e chegando à Sociologia. Os estudos de Piaget (1932) sobre desenvolvimento moral foram aprofundados por Lawrence Kohlberg que confirmou e consolidou a tese do paralelismo entre lógica e moral, a teoria dos estágios e a universalidade dos processos cognitivos e morais.
Fonte: POLLI, Gislei Mocelin et al. Excesso de velocidade no trânsito: análise sob a perspectiva da moralidade. Psicologia: ciência e profissão, v. 30, n. 1, p. 85-97, 2010.
Relembrando sobre os Estágios de Desenvolvimento, Níveis de Consciência Moral e Noção de Justiça, avalie as asserções a seguir:
- São exemplos de noção de justiça no nível pós-convencional: princípio racional de legitimação do direito e ordem social (os mais fracos devem obediência).
- A noção de justiça de perspectiva de manutenção da lei e da ordem pertence ao nível de consciência de orientação “lei e ordem”.
III. O estágio pré-convencional envolve dois níveis de consciência: orientação instrumental-relativista e orientação “bom-moço”.
- A principal característica do estágio pós-convencional é que o indivíduo busca agir de acordo com os princípios da moralidade.
- A polidez é uma noção de justiça do estágio de desenvolvimento pré-convencional.
As afirmações I, II, III, IV e V, são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F, V.
Alternativa 2 – F, F, V, V, F.
Alternativa 3 – F, V, F, V, V.
Alternativa 4 – V, V, F, V, F.
Alternativa 5 – V, F, F, V, F.
QUESTÃO 7
No que tange ao campo de intervenção em Psicologia do Esporte, o qual se nutre do conhecimento gerado pela pesquisa para discutir e solucionar problemas relacionados ao comportamento humano no contexto esportivo – verifica-se uma grande carência de profissionais, uma vez que a intervenção requer a formação em Psicologia, com conhecimento das Ciências do Esporte e do Esporte.
Fonte: VIEIRA, Lenamar Fiorese; NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade; VIEIRA, José Luiz Lopes. O estado da arte da pesquisa em Psicologia do Esporte no Brasil. Revista de psicología del deporte, v. 22, n. 2, p. 501-507, 2013.
Sobre a disciplina de Psicologia do Esporte e Exercício nos cursos de graduação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Mesmo não encontrando tanto profissionais atuantes com a área, a Psicologia do Esporte geralmente está incluída nos cursos de graduação de Psicologia.
Alternativa 2 – Nos cursos de Educação Física a realidade é um pouco diferente, sendo encontrada como uma disciplina eletiva, na maioria dos casos.
Alternativa 3 – A principal tática que pode ser realizada para desenvolver a área é a criação de novos laboratórios.
Alternativa 4 – A Psicologia do Esporte é uma corrente teórica e não uma ciência, por isso a dificuldade de ser inserida em contextos acadêmicos.
Alternativa 5 – Existem três funções elementares que balizam as principais atividades dos atuantes na Psicologia do Esporte: pesquisador, professor e consultor.
QUESTÃO 8
Assim como no contexto do treinamento desportivo, a intervenção da Psicologia do Esporte e do Exercício apresenta algumas etapas a serem respeitadas durante o processo. Esta intervenção precisa ser estruturada respeitando as características da modalidade e também dos atletas, o que leva o profissional da psicologia a iniciar seu trabalho pensando nestes fatores.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Assinale a alternativa correta quanto a estas etapas de intervenção psicológica:
Alternativas
Alternativa 1 – Etapa 1: Contato inicial; etapa 2: levantamento das necessidades; etapa 3: programa de intervenção; etapa 4: avaliação dos resultados.
Alternativa 2 – Etapa 1: Contato inicial; etapa 2: avaliação dos resultados; etapa 3: pré trabalho; etapa 4: resultados.
Alternativa 3 – Etapa 1: Avaliação dos atletas; etapa 2: programa de intervenção; etapa 3: avaliação dos resultados; etapa 4: agradecimento.
Alternativa 4 – Etapa 1: Observação; etapa 2: entrevistas; etapa 3: intervenção; etapa 4: avaliação.
Alternativa 5 – Etapa 1: Canalização; etapa 2: Imputação; etapa 3: programa de intervenção; etapa 4: avaliação dos resultados.
QUESTÃO 9
A Grécia Antiga é tida como o berço da Psicologia Esportiva, pois ali alguns filósofos, como Aristóteles e Platão, especularam sobre a função perceptual e motora do movimento por meio dos conceitos de corpo e alma.
Fonte: VIEIRA, Lenamar Fiorese et al. Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia. Psicologia em estudo, v. 15, p. 391-399, 2010.
Acerca dos aspectos históricos da Psicologia Esportiva, analise as afirmações a seguir:
- Ao chegar nas universidades como disciplina acadêmica, a Psicologia do Esporte se garantiu como laboratório e estudo isolado.
- Nos primeiros anos, até 1920, os Estados Unidos da América se destacaram como pioneiros nos estudos da área.
III. O desenvolvimento dos primeiros laboratórios marcou também a criação dos institutos de Psicologia do Esporte.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, V.
Alternativa 2 – V, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – V, V, V.
Alternativa 5 – F, F, V.
QUESTÃO 10
A imagem abaixo apresenta o modelo de Bronfenbrenner:
Fonte: Google Imagens (2022).
Sobre os quatro componentes envolvidos no desenvolvimento humano, analise as asserções abaixo:
- Para o autor, no processo, as interações entre os sujeitos e o ambiente são relevantes, porém, só a partir de regularidade se mostram eficazes.
PORQUE
- As características psicológicas e biológicas já são determinadas, mas também existem características que surgem com o meio ambiente. Essa associação está direcionada para a pessoa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.